Dentista para Idosos: Sempre é tempo de se cuidar!
A Vida Dança

É muito comum todos se preocuparem com a higiene bucal das crianças e quanto mais velho vai ficando, menos cuidado vai tomando, porém os idosos precisam de tanta atenção quanto as crianças. Isso porque na terceira idade é comum as pessoas apresentarem problemas como a xerostomia (boca seca), cáries radiculares, problemas nas próteses dentárias, doenças periodontais, lesões na mucosa bucal, entre outras.

Diferentemente da infância, a higienização precária não é o único causador dos problemas bucais, pois os idosos podem ter algumas complicações pelo uso de dentaduras, de muitos remédios e por outros problemas de saúde como diabetes, problemas cardíacos e câncer.

A xerostomia, que é a diminuição da quantidade de saliva e a cárie radicular são comuns nos idosos, pois na terceira idade é comum que haja maior desidratação, deixando a boca mais suscetível a bactérias e o uso de medicamentos também pode agravar esse problema. Já a retração da gengiva é um processo natural causado pelo avanço da idade, o problema é que a exposição da raíz pode facilitar o surgimento de cáries e pode causar uma hipersensibilidade da dentina. Para amenizar a sensibilidade dos dentes é necessário fazer uso de creme dental com flúor e manter uma boa higiene, e existem produtos específicos que estimulam a salivação e favorecem a lubrificação da cavidade bucal.

Para os idosos que fazem uso de próteses dentárias, o cuidado deve ser ainda maior, pois sua adaptação deve ser verificada para não causar traumatismos repetidos nas mucosas e também para evitar a disseminação de infecções através das bactérias aderidas às mesmas. Próteses mal higienizadas aumentam o risco de endocardite bacteriana (doença cardíaca grave) e a pneumonia por aspiração dos microrganismos. Por isso é preciso ter muito cuidado com a saúde bucal, não apenas com a escovação, mas mantendo uma boa alimentação, se hidratando constantemente e mantendo hábitos saudáveis em geral.

Com acompanhamento odontológico frequente, os riscos de doenças bucais interferirem na saúde geral do idoso são minimizados.