55 11 5017 - 4208
55 11 5083 - 6409
55 11 9.8822-2775 Confidere Odontologia
Saúde Bucal no Idoso: Endocardite Bacteriana
Saúde idoso

A endocardite bacteriana é uma doença de alta relevânica no tratamento odontológico por envolver risco de vida ao paciente. É extremamente importante a avaliação do risco a essa doenças, especialmente em idosos, que muitas vezes apresentam problemas cardíacos crônicos ou que já fizeram intervenções cirúrgicas no coração. 

Esta doença grave é iniciada por uma bacteremia (quando bactérias entram na corrente sanguínea) e causam uma infecção no coração. O risco de desenvolver a doença é maior em pacientes submetidos a cirurgias cardíacas submetidos a procedimentos odontológicos que promovem sangramento gengival (cirurgias, raspagem), mas já foram relatados casos da doença em pacientes desdentados totais (bacteremia por ulcerações traumáticas por próteses totais mal adaptadas) e portadores de piercing bucal. 

Enquandram-se em pacientes de alto risco à doença aqueles com história prévia de EB e portadores de prótese valvar cardíaca. Adicionalmente, os usuários de drogas ilícitas injetáveis também fazem parte do grupo de pacientes de alto risco, que nem sempre são reconhecidos na consulta inicial, por omitirem este tipo de informação durante a anamnese

Com relação ao risco de acordo com o procedimento odontológico, qualquer procedimento que promova sangramento excessivo, pode aumentar o risco à doença. Porém, o risco de um episódio de bacteremia causada pelos hábitos diários de um sujeito com vida normal é 1000 a 8000 vezes maior que o causado por um procedimento odontológico. a higienização dental ou periodontal inadequada, bem como as infecções periapicais, periodontais e da mucosa bucal podem produzir bacteremias transitórias mesmo na ausência de procedimentos odontológicos. 

Por isso, é importantíssimo o controle preventivo para promoção da saúde bucal e eliminação de fatores contaminantes de risco. Nas visitas regulares, o cirurgião dentista irá atualizar a ficha de saúde (anamnese), indicar procedimentos preventivos e/ou curativos e, se necessário, indicar uma profilaxia antibiótica prévia a procedimentos de risco de sangramento.

Informe-se e mantenha-se saudável!

       


Confidere Odontologia - contato@confidereodonto.com.br
Responsável Técnico: Profa. Dra. Ana Paula G. Pita / CROSP 75.657
Rua Fagundes Filho, 141 - Cj. 68 - CEP: 04304-010 - São Paulo - SP
(11) 5017-4208 • (11) 5083-6409 • (11) 9.8822-2775
desenvolvido por o2ew