55 11 5017 - 4208
55 11 5083 - 6409
55 11 9.8822-2775 Confidere Odontologia
Você sabe o que é a cárie?
Você sabe o que é a cárie?

A cárie é a destruição da estrutura dura do dente (esmalte e dentina) causada pela bactéria Streptococcus mutans que se adere à superfície dental e se reproduz formando colônias a partir da fermentação de glicose (açúcar e carboidratos). O resultado dessa fermentação é a liberação de ácidos, que desmineralizam a estrutura dental ("dissolvem", "amolecem"), inicialmente dando ao dente um aspecto esbranquiçado (desmineralização do esmalte), em seguida formando cavidades escuras (desmineralização da dentina), podendo chegar à polpa (camada mais profunda do dente). Quanto mais profunda a cavidade maior a dor.    

Atualmente, considera-se a cárie como uma DOENÇA infecciosa, transmissível, multifatorial e dependente de dieta.

Entendemos por infecciosa por ser causada por um microrganismo contaminante que é transmitido entre as pessoas para, então, fazer parte da flora bucal. Por isso é fundamental que essa contaminação, quase inevitável, seja postergada ao máximo especialmente nos bebês, que apresentam grandes dificuldades de manutenção da higiene oral. Para isso, devem ser evitadas situações como compartilhamento de talheres, o hábito de "assoprar" o alimento para esfriar, compartilhamento de chupetas, etc.

Quando dizemos MULTIFATORIAL significa que, para que o dente desenvolva cárie, um conjunto de fatores deve estar presente, sendo eles: intrínsecos do indivíduo ou extrínsecos. Os fatores instrínsecos podem ser a capacidade biológica de defesa a bactérias (resposta imune), características da saliva (composição, viscosidade e volume), características da língua (tamanho, textura, motricidade), entre outros, que prejudicam o limitam a capacidade do organismo se defender naturalmente da cárie e outras doenças bucais ou mesmo características naturais que favorecem o acúmulo de placa bacteriana ou biofilme (bactérias aderidas ao dente).

Como a cárie é totalmente influenciada pela dieta, a redução do consumo de açucares e carboidratos é fundamental para o controle da doença.

Portanto, agora que você já sabe o que é a cárie e como ela se desenvolve, fica fácil entender a importância da escovação e utilização do fio dental: remoção do biofilme. A redução do consumo de açúcares, se relaciona principalmente à diminuição do "alimento" bacteriano. E, finalmente, a utilização de creme dental fluoretado é importante para limpeza e remineralização do dente (flúor), mas o tratamento do tecido cariado é a sua remoção, que só pode ser feita pelo cirurgião-dentista.

Como a cárie é uma doença inicialmente silenciosa (indolor), é fundamental que as pessoas frequentem o dentista periodicamente a cada 6 meses para controle preventivo, pois muitas vezes é possível estacionar o processo carioso e impedir sua progressão antes de serem formadas cavidades e antes que haja dor.   


Confidere Odontologia - contato@confidereodonto.com.br
Responsável Técnico: Profa. Dra. Ana Paula G. Pita / CROSP 75.657
Rua Fagundes Filho, 141 - Cj. 68 - CEP: 04304-010 - São Paulo - SP
(11) 5017-4208 • (11) 5083-6409 • (11) 9.8822-2775
desenvolvido por o2ew