55 11 5017 - 4208
55 11 5083 - 6409
55 11 9.8822-2775 Confidere Odontologia
Saiba porque o bebê precisa ir ao dentista
Quando começar a levar a criança ao dentista?

Você sabia que mesmo antes do nascimento dos dentes é importante a avaliação da cavidade oral dos bebês? Além das consultas periódicas com o pediatra, os bebês precisam também de consultas periódicas com um odontopediatra, que é o dentista especialista em atendimento de bebês e crianças.

Nas primeiras consultas, antes da erupção dos primeiros dentes, o odontopediatra irá fazer uma avaliação clínica da cavidade bucal do bebê para verificar as condições de desenvolvimento e higiene, e orientar a mãe a respeito de muitos fatores que irão interferir no desenvolvimento da face e da dentição de maneira saudável. Esses aspectos abordados vão desde a importância da amamentação, maneira correta de higienizar a cavidade bucal, o uso ou não de chupeta, entre outros.

A partir do surgimento do primeiro dentinho, as consultas deverão ser mensais, pois se dará início ao programa preventivo de saúde bucal da criança.

Um dos mais importantes aspectos da consulta preventiva é o estabelecimento do vínculo positivo da criança com a odontologia (ambiente, abordagem, sons e comportamento) o que é possível por ser feito de maneira lúdica e repetida, sem causar dor ou necessidade de contenção ("segurar a força"), favorecendo a colaboração voluntária da criança com os cuidados bucais e possíveis tratamentos emergenciais. Esse vínculo é um facilitador para a aplicação das técnicas de escovação posteriormente pelos pais, no dia-a-dia. 

Nas consultas preventivas, o odontopediatra irá avaliar a erupção dentária (número, forma e posição de dentes), característica da gengiva e mucosa bucal, o desenvolvimento da face e da oclusão ("mordida"). Como as mudanças de desenvolvimento ocorrem em velocidade acelerada, quanto mais precocemente detectado o problema, mais simples, previsível e com menor custo é o procedimento curativo necessário.

Além da avaliação mensal, nessas consultas são reforçados os conceitos de hábitos de alimentação saudável (prevenindo cáries e favorecendo o crescimento adequado da face) e de higiene bucal, adequados à capacidade motora da criança.

A avaliação da higiene bucal é feita pela utilização de um corante de biofilme bacteriano ("placa"), que pigmenta as áreas mais sujas dos dentes, facilitando sua visualização. Com a "sujeira" evidente, o odontopediatra ensina a criança e o responsável a técnica de melhorar a escovação, qual a escova mais indicada de acordo com o desenvolvimento da dentição, como usar o fio dental e o raspador de língua, etc. Então, é a vez de do dentista fazer a profilaxia (limpeza), utilizando o "motorzinho". Depois, com os dentes limpos, é muitas vezes indicada a aplicação de flúor para "fortalecer" os dentes contra as bactérias causadoras da cárie.

Muitos estudos já comprovaram que o acompanhamento mensal da criança pelo odontopediatra é fundamental para o crescimento saudável da criança, através de uma boca sem cáries ou outras infecções, de um crescimento harmônico da face que favoreça a higiene oral, a respiração, a fala e a estética.

Prevenir é manter-se saudável.  


Confidere Odontologia - contato@confidereodonto.com.br
Responsável Técnico: Profa. Dra. Ana Paula G. Pita / CROSP 75.657
Rua Fagundes Filho, 141 - Cj. 68 - CEP: 04304-010 - São Paulo - SP
(11) 5017-4208 • (11) 5083-6409 • (11) 9.8822-2775
desenvolvido por o2ew