55 11 5017 - 4208
55 11 5083 - 6409
55 11 9.8822-2775 Confidere Odontologia
Controle de glicemia: como o dentista pode ajudar?

Se você é portador de diabetes, sabe como muitas vezes é difícil o controle da glicemia, ou seja, o controle da doença. Saiba que o dentista pode te ajudar na prevenção de doenças bucais decorrentes do diabetes e até mesmo no controle da glicemia.

O Diabetes mellitus é uma doença crônica causada por deficiência herdada ou adquirida na produção de insulina pelo pâncreas. A insulina é o hormônio responsável pelo metabolismo da glicemia, que é a principal fonte de energia de todas as células do nosso corpo. Uma deficiência de insulina, promove dois efeitos imediatos: baixo metabolismo (baixo funcionamento do organismo) e acúmulo de glicose no sangue (por não estar sendo "utilizado" pelas células). Esses dois efeitos são cumulativos (se acumulam no organismo) e muito maléficos ao funcionamento do corpo, do sistema nervoso e vascular (vasos e nervosos).

O controle da glicemia em pacientes portadores de diabetes é feito de diversas formas, como a suspensão do medicamento causal, tratamento concomitante da hiperglicemia através da dieta restritiva de açucares e carboidratos; a administração de insulina ou antidiabéticos orais; e administração de líquidos.

Além desses fatores bem conhecidos, o controle de infecções também é fundamental para o controle da glicemia. Saiba que infecção é a contaminação do nosso corpo pela invasão de micorganismos (vírus, bactéria, fungo, protozoário). Na presença de uma infecção, o nosso sistema imunológico começa a agir em defesa desta invasão buscando eliminar os invasores e essa cadeia de ações promove a liberação de substâncias que causam a hiperglicemia, uma vez que também aumenta a resistência das células à ação da insulina. Sendo assim, qualquer infecção provoca uma alteração na glicemia, seja ela uma gripe, uma virose, ou uma infecção na cavidade bucal como a gengivite ou um abscesso.

Por esse motivo, é importantissimo o acompanhamento periódico preventivo de  diabéticos  com o dentista: a prevenção de infecções. Isso de ocorrer periodicamente mesmo na ausência de sintomas (dor), pois muitas doenças bucais são indolores. O dentista é o profissional de saúde habilitado a identificar, prevenir e tratar todos os focos de infecção bucal que podem estar dificultando o controle da glicemia.

 


Confidere Odontologia - contato@confidereodonto.com.br
Responsável Técnico: Profa. Dra. Ana Paula G. Pita / CROSP 75.657
Rua Fagundes Filho, 141 - Cj. 68 - CEP: 04304-010 - São Paulo - SP
(11) 5017-4208 • (11) 5083-6409 • (11) 9.8822-2775
desenvolvido por o2ew