Campanha Check up Bucal Gestante

Toda gestante sabe que precisa realizar o tradicional pré-natal médico. O que poucas ainda tem consciência é da vital relevância do pré-natal odontológico, essencial para prevenir uma série de doenças bucais que podem influenciar a saúde do bebê, causar seu baixo peso e até mesmo o parto prematuro.

Com objetivo de promover a conscientização e prevenção da saúde bucal na gestante, a Confidere Odontologia está apoiando o Grupo Qualidade em Saúdena Campanha Nacional Odontológica Check-up Preventivo Digital Gestante. A iniciativa envolve a realização da maior ação social de pré-natal odontológico do país, que ocorrerá no dia 19 de maio: o Dia Nacional do Check-up Gestante. Neste dia, os mais de mil dentistas do grupo, de maneira voluntária, em todas as regiões do Brasil, vão percorrer diversos locais públicos como praças, igrejas, associações e shoppings, realizando exames preventivos e palestras de conscientização sobre saúde, bem-estar e cuidados bucais. A ideia é conscientizar as mamães sobre os riscos das doenças na boca que ela pode desenvolver e poderão influenciar a saúde do seu filho. Os dentistas também vão orientar a formação de bons hábitos de higiene bucal, uma adequada escovação após as refeições, o uso do fio dental, entre outras práticas, estimulando uma gestação mais segura. E sobretudo, reforçar a importância de que, além do obstetra, a grávida também deve ser acompanhada de perto por um dentista e realizar o Pré-Natal Odontológico.

Durante a gravidez o organismo da mulher passa por um conjunto de alterações hormonais que modificam a saliva e o ph da boca, dificultando sua higiene. Com isso aumentam os riscos da gestante desenvolver doenças bucais como a cárie e a doença periodontal, problemas capazes de impactar a saúde do recém nascido. A prevenção destas doenças também auxilia no controle da diabetes, que pode se agravar na gestação. Por isso tudo o Pré-Natal Odontológico é tão importante, ao realizar um acompanhamento rotineiro e especializado da saúde bucal da mãe. O tratamento é feito de maneira segura. Sua periodicidade depende da necessidade de cada mãe, mas o grupo recomenda ao menos um acompanhamento trimestral, com consultas que promovam mais saúde, transparência e segurança na gestação.

O Pré-Natal Odontológico vai ajudar as mamães a terem uma gestação ainda mais saudável e segura, conseqüentemente, a receberem seus filhos com um sorriso pleno de saúde.