55 11 5017 - 4208
55 11 5083 - 6409
55 11 9.8822-2775 Confidere Odontologia
Atendimento seguro para a gestante
Atendimento seguro para a gestante

Para que a consulta ao dentista seja agradável e segura à gestante, alguns cuidados são necessários. 

Primeiramente, a gestante deve estar tranquila e confiante no atendimento, e aberta às novas explicações e orientações que irá receber. Todas as dúvidas devem ser sanadas e todos os mitos desfeitos para que o tratamento odontológico seja realizado com tranquilidade e confiança. É importante que as consultas sejam agendadas na data e horário mais favoráveis à gestante, normalmente evitando-se as primeiras horas da manhã devido à possibilidade de enjôos, especialmente no primeiro trimestre. Podem ser necessários exames diagnósticos adicionais como testes de vitalidade pulpar ou mesmo radiografias periapicais, que são comprovadamente seguras à gestante e ao feto.

Após a primeira avaliação, o dentista irá planejar o tratamento de acordo com a gravidade de cada caso e, então, programar os atendimentos eletivos (que podem esperar um pouco) para o segundo trimestre da gestação onde há menores riscos da gravidez e um maior conforto para a gestante. 

Tratamentos odontológicos em gestanstes são extremamente seguros, desde que sejam realizados por profissionais especializados e atualizados, que utilizem materiais e técnicas com segurança comprovada cientificamente. Pode ser necessária a aplicação de anestesia, mas o cirurgião dentista sabe indicar o anestésico que promove a analgesia sem causar nenhum prejuízo à mãe ou ao bebê e que garante a execução adequada do tratamento e com maior conforto.

Não existe contraindicação a nenhum tipo de tratamento odontológico curativo em gestantes, o risco existe em permanecer com doenças não tratadas. Focos de infecção bucais ou em outras partes do corpo devem ser controlados para que não haja problemas durante a gravidez, à mulher ou ao desenvolvimento do bebê. Alterações sistêmicas da mulher, que ocorrem durante a gestação, podem favorecer problemas bucais aumentando o risco de sangramento gengival e periodontite que são relacionados ao nascimento do bebê com baixo peso, a ocorrência de pré-eclâmpsia e parto prematuro.

O pré-natal odontológico através do acompanhamento programado pelo dentista, desde o início da gestação, possibilita o planejamento e a execução do tratamento de maneira segura e controlada, garantindo a saúde bucal da mamãe e favorecendo o desenvolvimento saudável do bebê. 


Confidere Odontologia - contato@confidereodonto.com.br
Responsável Técnico: Profa. Dra. Ana Paula G. Pita / CROSP 75.657
Rua Fagundes Filho, 141 - Cj. 68 - CEP: 04304-010 - São Paulo - SP
(11) 5017-4208 • (11) 5083-6409 • (11) 9.8822-2775
desenvolvido por o2ew